Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assinalou-se hoje o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Ouvi a notícia logo de manhã e senti orgulho, confesso. A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. Impressionante. É a 4ª língua mais falada no mundo. É a língua oficial dos nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.
Adoro a língua portuguesa, acho-a poética e encantadora. Nenhuma língua me soa como a nossa. E até tem no vocabulário uma palavra que não tem tradução em nenhuma outra língua no mundo: Saudade. Palavra que adoro, e que tem uma força e sentimento imensos.
Compro algumas vezes literatura inglesa por ser muito mais barata que a portuguesa, mas gosto muito mais de ler em português e gosto muito de ler autores portugueses, sem dúvida. Gosto muito do João Tordo, o meu livro preferido dele é "As Três Vidas", e também de Afonso Cruz, de quem recomendo "Jesus Cristo Bebia Cerveja", é maravilhoso. E os clássicos? Tão bem e tão bom se escreveu em português. Eça e o seu "Os Maias" (um dos meus livros preferidos de todos os tempos), Camões e o seu "Os Lusíadas" (que todos abominaram na escola e eu gostei, li cada canto com encanto) ou Garrett e as suas "Viagens na Minha Terra" (por onde viajei e sonhei).
Imagem dgae.mec.pt
Pura verdade! E concordo com escrever “desgraça” e...
Sem dúvida que não é nenhuma tragédia, há coisas m...
Em primeiro lugar, as melhoras! O fato de já ter u...
No Lidl não vi ainda produtos sem glúten, no Merca...
poderá o pao (pois, e derivados ) ser o principal ...