Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não estou em pânico, mas estou mais preocupada do que quando esta greve aconteceu em Abril passado. Quer parecer-me que desta vez será pior. Na dúvida fui hoje abastecer o carro. Ainda tinha gasolina e não atestei, apenas me precavi para qualquer eventualidade, verdade seja dita que faço poucos quilómetros por dia e também posso andar a pé nas deslocações casa/trabalho. A ver vamos o que isto dá.

Pelo que vi hoje as pessoas estão a exagerar nos comportamentos. Assutei-me até um pouco, confesso. A bomba onde fui tem mais de dez (não posso precisar) pontos de abastecimento disponíveis e dois pontos de pagamento. Isto só por si já seria motivo suficiente para alguma demora e confusão, mas a falta de paciência e quase desespero das pessoas atrapalhou muito mais. Não estavam mais de dois ou três carros por fila, com alguma ponderação as filas fluiriam. Mas não foi o que aconteceu. Vi uma senhora (na caixa de pagamento) numa discussão com o marido (na bomba a abastecer) - "põe mais, não tires já o carro, espera, etc. - ao mesmo tempo criou uma confusão com vales de desconto, cartões de fidelização e cartões de pagamento, que a senhora da caixa até transpirava, coitada. Entretanto a fila aumentava. Nisto entra o marido e diz-lhe que o depósito do carro já está cheio, não levava nem mais uma gota. Ela já tinha pago mais do que o carro levava,  a senhora da caixa teve de lhe devolver o valor em excesso, enfim... 

Outro senhor chegou, passou à frente de toda as pessoas da fila e atirou com cem euros para cima do balcão, perante o ar perplexo do outro funcionário da bomba. "Eu quero só quero abastecer, já tenho o carro na bomba e não preciso do talão." O senhor da caixa lá lhe explicou que não podia ser assim, que estavam outras pessoas na fila e é preciso registar o abastecimento para desbloquear a bomba. O que o homem praguejou... que era impossível, que mau atendimento, etc. Já junto às bombas as pessoas tentavam passar à frente umas das outras, mudavam de fila à má fila, outro fartote. 

Um facto que constatei foi que já não havia gasóleo simples disponível. Estava assinalado nas bombas e ouvi os funcionários responderem a quem entrava para confirmar.

Eu fui com doses elevadas de paciência, preparada para demorar o tempo que fosse preciso, calculei que ia ser mau. Afinal demorei muito menos do que pensava e o que demorei foi por tolice dos outros. Estava apenas um senhor com um sidecar na minha frente e que estava de saída, entrei para efectuar o pagamento (aqui sim foi a palermice total), paguei, abasteci e segui o meu caminho. Espero bem que seja o suficiente para fazer face à greve que se avizinha, mas não vou entrar em pânico, tudo se há de resolver. Confesso que estou muito mais preocupada com a eventual falta de bens nos supermercados, farmácias, etc. Tenho bastantes mercearias no armário, arca e frigorífico compostinhos (fui às compras no Domingo quando voltei de férias), mas os frescos não se aprovisionam da mesma forma. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:43


17 comentários

Imagem de perfil

De Ana Mestre a 09.08.2019 às 10:02

Olá!
Eu ontem demorei 45 minutos. A fila não era muito grande , mas foi aumentando durante esse tempo . O carro estava na reserva e teve mesmo que ser.
Também assisti a algumas cenas pouco normais, repletas de um nervosismo fora do habitual.
O que me assusta nem é a greve em si, é se antes da greve já está assim, como será durante ?!

Parabéns pelo destaque!
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 14:37

Obrigada! É sempre muito bom ver o bloguinho em destaque

Também me preocupa este comportamento provocado por este alarmismo extrapolado das pessoas e a meu ver a comunicação social tem uma quota parte nisto. Não quero imaginar o caos que poderá acontecer a partir de segunda-feira. Tenho principalmente receio que possam vir a acontecer confrontos ou tumultos na população, embora ache que a situação não chegue a tanto. A ver vamos...
Imagem de perfil

De Ana a Abelha a 09.08.2019 às 10:31

meu deus! não imaginava que estivesse tudo tão tenso. cada um preocupa-se com o que interfere na sua vida. eu questionei-me há dias com o abastecimento de bens de consumo nos supermercados.. tenho uma dieta especial.. mas foi preocupação de pouca duração.. também acredito que nada acontece por acaso e que tudo se resolve de uma maneira ou de outra.
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 14:42

Pelo que passa na comunicação social a coisa está muito feia mesmo, mas eu acho que está tudo muito extrapolado. Não há de ser necessário tanta aflição, há de tudo resolver-se pelo melhor (assim espero, pelo menos).
Também me preocupa a eventual falta de bens, porque se as pessoas se comportam assim pelos combustíveis se faltarem os bens matam-se, só pode.
Um dia de cada vez, é a minha forma de ver.
Imagem de perfil

De Ana a Abelha a 09.08.2019 às 14:50

concordo 100 por cento
Imagem de perfil

De marta-omeucanto a 09.08.2019 às 10:49

Aqui em Mafra, A Câmara Municipal de Mafra já impôs medidas:

"todos os operadores de venda de combustíveis no Município de Mafra ficam obrigados a conservar 20% do combustível armazenado (gasolina e gasóleo simples), para uso exclusivo das forças de segurança, forças prioritárias e de apoio comunitário do Município".

O estado de alerta obriga ainda a que "todos os consumidores ficam restringidos a abastecer 25 litros por cada viatura ligeira, 100 litros por cada viatura pesada e 100 litros de gasóleo agrícola, de combustíveis simples". "A venda de combustível em jerricã fica interdita"

Mesmo assim, segundo ouvi dizer, já se faziam filas ontem, na corrida ao abastecimento.
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 14:46

Por acaso, quando ontem vi as notícias sobre as restrições no concelho de Mafra, lembrei-me de si. Acho que só ajudaram a gerar mais confusão e alarmismo na população. Pelas imagens que vi estava instalado o caos. Será que é mesmo necessário isto tudo? Penso que não. Estamos em ano de eleições, o governo há de tomar uma qualquer atitude e fazer um "brilharete" para ficar bem no figurino.
A ver vamos o que isto dá.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 09.08.2019 às 11:12

Tantos alarmismo na comunicação social e até acho que a greve vai ser desconvocada!
Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 14:54

Acho mesmo que a comunicação social tem grande culpa neste exagero e alarmismo na população. Há semanas que se fala constantemente nisto. Também acho que o governo irá tomar medidas e não irá deixar a greve ir adiante, pelo menos por muitos dias.

Beijinhos.
Sem imagem de perfil

De Manuel da Rocha a 09.08.2019 às 11:46

A greve de Abril foi uma surpresa. É que um sindicato de 16 camionistas, pagou a quem fizesse greve, para que as bombas não fossem abastecidas. Não imaginou foi que tanto camionista aderisse, pois passou uma semana de férias, com tudo pago.
Nesta, já avisaram que os donatários, que financiaram a anterior, não vão disponibilizar dinheiro para pagar os dias a quem fizer greve. 46 euros perdidos, por cada dia, não vai ter adesão, pelo menos a médio-longo prazo. Um dia ainda fazem, no seguinte já vão trabalhar.
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 23:05

Também acho que isto será sol de pouca dura. A acontecer a greve não será por muitos dias. Neste entretanto quem enche os bolsos são as gasolineiras...
Já não posso ouvir a comunicação social a toda a ora e todo o instante a falar deste tema e a alarmar a população. Se é assim agora, a partir de segunda será a demência. Oxalá não hajam consequências de pior as pessoas estão alarmadas excessivamente. A ver vamos...
Imagem de perfil

De a tótó a 09.08.2019 às 16:07

Para mim é só especulação para as gasolineiras faturarem. Isto é só jogo de interesse. Mas se realmente houver greve, a minha grande preocupação é a comida, os bens essenciais...
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 23:07

Essa é a minha maior preocupação também. Se as pessoas se comportam assim por causa da gasolina, quando faltarem os bens essenciais matam-se, só pode. E a comunicação social está a contribuir e muito para este caos que já está instalado um pouco por todo lado.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 09.08.2019 às 18:50

não me surpreende. há sempre os xicos espertos. abasteci anteontem e já havia algum movimento.
Quem lucra com isto são as gasolineiras. Ng olha a preço e esgotam o stock todo atingingo volume de venda (e margem) que não atingiriam em condições normais.
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 09.08.2019 às 23:09

Essa é que é a grande verdade. Até estão a esfregar as mãos de ver tanta procura pelos combustíveis. De seguida são as grandes superfícies, que este fim-de-semana há ser a loucura para se abastecerem de bens essenciais (e não só).
É muito triste toda esta situação e principalmente esta loucura antecipada pelo que pode até não vir a acontecer.
Imagem de perfil

De Charneca em flor a 10.08.2019 às 08:01

Parabéns pelo destaque. A loucura das pessoas não tem limite. Aliás, mesmo em dias normal, as pessoas têm comportamentos deploráveis nas bombas da gasolina. Deve ser do cheiro do combustível
Eu abasteci o carro no início da semana já a prever estas confusões. Pelo que sei, há serviços mínimos para o transporte de medicamentos e alimentos. O pior é a corrida desenfreada doa portugueses às lojas e às farmácias. Assim os produtos esgotam ainda mais depressa.
Imagem de perfil

De nada acontece por acaso a 10.08.2019 às 11:38

Obrigada!
Se já está tudo doido agora, se a greve de facto acontecer (o que eu tenho algumas dúvidas), vai ser o caos. Esta extrapolação e alarmismo, muita culpa da comunicação social, são desnecessários. Há serviços mínimos, como bem disseste, e tudo se há de resolver.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


bertrand




Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2010
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2009
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D



Comentários recentes